Primeira Carta a Meus Amigos
>> A situação atual >> A alternativa de um mundo melhor >> A evolução social >> Os futuros experimentos >> A mudança e as relações entre as pessoas >> Um conto para aspirantes a executivos >> A mudança humana.
Segunda Carta a Meus Amigos
>> Algumas posturas frente ao processo de mudança atual >> O individualismo, a fragmentação social e a concentração de poder nas minorias >> Características da crise >> Os fatores positivos da mudança.
Terceira Carta a Meus Amigos
>> A mudança e a crise >> Desorientação >> Crise na vida das pessoas >> Necessidade de dar orientação à própria vida >> Direção e mudança de situação >> O comportamento coerente >> As duas propostas >> Chegar a toda a sociedade a partir do meio imediato >> O meio em que se vive >> A coerência como direção da vida >> A proporção das ações como avanço em direção à coerência >> A oportunidade das ações como avanço rumo à coerência >> A adaptação crescente como avanço em direção à coerência.
Quarta Carta a Meus Amigos
>> Ponto de partida de nossas ideias >> Natureza, intenção e abertura do ser humano >> A abertura social e histórica do ser humano >> A ação transformadora do ser humano >> A superação da dor e do sofrimento como projetos vitais básicos >> Imagem, crença, olhar e paisagem >> As gerações e os momentos históricos >> A violência, o Estado e a concentração de poder >> O processo humano.
Quinta Carta a Meus Amigos
>> O tema mais importante: saber se se quer viver e em que condições se quer fazê-lo >> A liberdade humana, fonte de todo sentido >> A intenção, orientadora da ação >> Que faremos com a nossa vida? Os interesses imediatos e a consciência moral >> O sacrifício dos objetivos em troca de conjunturas de sucesso >> Alguns defeitos habituais >> O Reino do secundário.
Sexta Carta a Meus Amigos
>> Documento do Movimento Humanista >> O Capital Mundial >> A Democracia formal e a Democracia real >> A Posição Humanista >> Do Humanismo Ingênuo ao Humanismo Consciente >> O Campo Anti-humanista >> As frentes de Ação Humanistas.
Sétima Carta a Meus Amigos
>> Caos destrutivo ou revolução >> De que revolução falamos? As frentes de ação no processo revolucionário >> O processo revolucionário e sua direção.
Oitava Carta a Meus Amigos
>> Necessidade de redefinição do papel das Forças Armadas >> Permanencia de fatores agressivos na etapa de detenção >> Segurança interna e reestruturação militar >> Revisão dos conceitos de soberania e segurança >> A legalidade e os limites do poder vigente >> A responsabilidade militar frente ao poder político >> Reestruturação militar >> A posição militar no processo revolucionário >> Considerações sobre os exércitos e a Revolução.
Nona Carta a Meus Amigos
>> Violações aos Direitos Humanos >> Os Direitos humanos, a paz e o humanitarismo, como pretextos de intervenção >> Os outros direitos humanos >> A universalidade dos direitos humanos e a tese cultural.
Décima Carta a Meus Amigos
>> A desestruturação e seus limites >> Alguns campos importantes no fenômeno da desestruturação >> A ação específica.